Programação
Quarta-feira (21)
- Bonecrônica Cia. Anima Sonho às 15h e 20h30 - Teatro Barracão
Quinta-feira (22)
- Ludicamente Cia. Merengue - às 14h e às 20h - Teatro Reviver
Sexta-feira (23)
- Louça Cinderella Cia. Gente Falante - às 14h e às 16h - Casa da Cultura Alcídeo Regini, Jardim Alvorada
- Show de Bonecos Cia. Fantokids - às 21h - Teatro Reviver
- O velho da Horta Cia. PeQuod - às 14h e às 20h - Teatro Reviver
Domingo (25)
- A Carroça de Vento Cia. Filhos da Lua - às 16h e às 20h30 - Casa da Cultura Alcídeo Regini
A partir desta quarta-feira (21), Maringá se tornará palco para o Festival de Teatro de Bonecos de Maringá (Festebom). Na quinta edição, artistas de 14 companhias do Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro participarão da maratona de apresentações em três teatros maringaenses.
"Todos são consagrados pela crítica e pelo público. O festival vai proporcionar à plateia a diversidade que existe no universo do teatro de bonecos", comenta Rô Fagundes, presidente da Arte Boa, que organiza o festival.
Duas novidades serão apresentadas neste ano: teatro de bonecos gigantes no Parque do Ingá e o teatro de caixinha. "Pela primeira vez vamos para o Parque do Ingá com uma novidade que é o teatro de bonecos gigantes. O teatro de caixinha vai encantar o público porque a apresentação é individual e a pessoa assiste por uma lente de aumento", explica Rô.
Nesta edição, o grupo homenageado será a Cia. Merengue, da artista Olga Romeiro, de Curitiba. "Esta artista é argentina, mas mora em Curitiba há mais de 40 anos. Ela se tornou uma das principais incentivadoras e difusoras do teatro de bonecos no Paraná e, por isso, merece tal homenagem", disse a presidente da Arte Boa.
A abertura oficial será às 20h30, no Teatro Barracão, com a apresentação de Bonecrônica, da Cia. Anima Sonho. As técnicas das apresentações, segundo Rô, serão: bonecos de fio, bonecos de vara, teatro de sombra, teatro de balcão e teatro com luvas chinesas.
A organizadora do evento disse que os espetáculos são voltados para pessoas de todas as idades. Os ingressos serão distribuídos gratuitamente uma hora antes do início dos espetáculos, na bilheteria dos próprios teatros.