Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Câmara de Maringá

Gaeco aguarda depoimento de Evandro Junior para encerrar investigações

O vereador e deputado estadual eleito Evandro Junior (PSDB) é o único parlamentar (entre os que foram convocados) que ainda não depôs no inquérito que investiga a existência de funcionários fantasmas em gabinetes da Câmara de Maringá. O depoimento estava marcado para esta quarta-feira (17), mas ele não compareceu na sede do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), alegando problemas pessoais.

De acordo com o delegado Eumano Rodrigues Ciriaco, uma nova data será marcada para o depoimento. Somente após o vereador tucano ser ouvido é que as investigações serão concluídas. O delegado espera concluir o inquérito e encaminha-lo ao Ministério Público ainda este mês. Só então surgirão os nomes de possíveis indiciados.

Ao longo desta quinta-feira (18), foram ouvidos Carlos Eduardo Sabóia (PMN), Belino Bravin (PP) e Mário Verri (PT). Já o vereador Aparecido Regini Zebrão (PP) prestou esclarecimentos na terça-feira (17), a pedido do próprio parlamentar, que alegou ter uma viagem marcada.

Para Sabóia, tudo já foi esclarecido. "Ele [o funcionário de seu gabinete] tem uma diabetes de alto grau. Ele ia se medicar e voltava fazer seu trabalho. Isso está documentado e a própria polícia está a par disso. Ele não fez nada errado", declarou em entrevista para a RPC TV Maringá.

Bravin voltou a afirmar que caso as denúncias sejam comprovadas, os assessores não vão ficar no cargo. "Se comprovar a irregularidade, vai ser demitido imediatamente", afirmou.

Primeiros depoimentos

Os depoimentos sobre o caso começaram a ser colhidos pelo Gaeco nesta terça-feira (16). Dos sete intimados, seis compareceram e um pediu para remarcar a data. O teor das declarações não foi revelado já que o inquérito está em sigilo de investigação.

"Alguns confirmaram nossas suspeitas, confirmaram suas responsabilidades, outros se justificaram, dizendo que tinham autorização de prestar serviços externos na Câmara e outros repudiaram as acusações, apresentado seus argumentos", declarou Ciriaco no Paraná TV - 2ª Edição desta quinta-feira (18).

O caso

Os vereadores intimados são Aparecido Regini Zebrão (PP), Dr. Sabóia (PMN), Evandro Junior (PSDB), Belino Bravin (PP), e Mario Verri (PT). "Há supostas irregularidades de funcionários fantasmas. Em tese, alguns servidores estariam registrando o ponto, mas apenas apareciam no início e no término [do expediente], mas durante a jornada se ausentavam. Não exerciam a função deles de fato, embora recebessem o salário", disse Ciriaco.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.