Não será por falta de ambição que o handebol de Maringá vai passar o ano em branco. O objetivo da equipe não é nada modesto para 2013: conquistar todas as competições a nível estadual e chegar entre os quatro melhores da Liga Nacional, principal competição da modalidade no país, marcada para o segundo semestre.
A última vez que Maringá disputou o nacional foi em 2010, quando o treinador era o mesmo deste ano: Valmir Fassina. "A liga é uma competição muito dura e estamos em fase de readaptação", comentou o treinador. "Podemos ficar entre as quatro melhores equipes. É difícil fazer uma previsão estando entre os melhores, mas vamos fazer de tudo para fazer uma final."
Para buscar os títulos, o técnico conta com a experiência de dois jogadores que já atuaram na Seleção Brasileira principal: Léo e Gil. Além deles, jogadores mais jovens como Thiago, de 18 anos, convocado para defender o juvenil do Brasil nesta semana, também fazem parte do elenco maringaense.
"Estamos pegando bem pesado no treino físico, treinando muito forte nesse quesito", disse Gil, prata com o país nos Jogos Pan-Americanos de 2011, em Guadalajara, no México. "Precisamos estar bem focados para esse início de Campeonato Paranaense, claro que visando a estreia na Liga Nacional."
O primeiro desafio tem data marcada: será no próximo domingo (10), em Umuarama, na primeira rodada do Paranaense. Convocado para a seleção juvenil, Thiago desfalcará o time de Maringá durante toda a primeira fase do estadual. A previsão é que ele volte para a segunda fase. "Cada jogo pela seleção dá mais experiência. É um outro nível, contra equipes mais fortes. Isso evolui demais."
STF inicia julgamento que pode ser golpe final contra liberdade de expressão nas redes
Plano pós-golpe previa Bolsonaro, Heleno e Braga Netto no comando, aponta PF
O Marco Civil da Internet e o ativismo judicial do STF contra a liberdade de expressão
Putin repete estratégia de Stalin para enviar tropas norte-coreanas “disfarçadas” para a guerra da Ucrânia