Um homem foi preso em flagrante por dois agentes da Polícia Federal no início tarde de quarta-feira (9) ao tentar subornar um funcionário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Cianorte, a cerca de 80 km de Maringá, no Noroeste do estado.
De acordo com o servidor, o homem teve o pedido de aposentadoria negado, pois a documentação que apresentou era insatisfatória. Ao ser informado da decisão, ele teria oferecido R$ 500, na tentativa de que o benefício lhe fosse concedido.
O funcionário comunicou a tentativa de suborno à gerência da agência, que acionou a Polícia Federal. "Nosso servidor falou que se todo mundo denunciasse coisas assim, o Brasil seria um país diferente", disse à reportagem o gerente executivo do INSS no Noroeste, Valmir de Souza Tomáz.
Tomáz informa que este foi o primeiro caso do gênero registrado neste ano na região. A agência de Cianorte expede em média 300 benefícios por mês. O funcionário que comunicou a tentativa de suborno está trabalhando normalmente. O homem preso, que não teve a identidade revelada, está detido na sede da PF em Maringá.