Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
obituário

Homenagem a Bernardina Maria da Silva Mendes

 | Arquivo pessoal
(Foto: Arquivo pessoal)

Nesta sábado (4) dona Bernardina completaria 93 anos e sua festa de aniversário ela própria estava organizando. "Já tinha uma lista de convidados e já estava avisando os parentes", contou a nora, Maria Luiza Pavesi Mendes. "Morrer era uma palavra que não tinha no vocabulário dela". Mesmo com idade avançada, dona Bernardina esbanjava vontade de viver. "Quando perguntavam a idade dela, ela dizia que tinha menos ou já dizia que tinha 150, que era para que não perguntassem mais", disse Maria Luiza.

Ela e o marido chegaram a Maringá na década de 1940, e na cidade tiveram os nove filhos. Da cidade de Tubarão, Santa Catarina, dona Bernardina trouxe o gosto pelos blocos e pelas marchinhas de carnaval, que não parava de cantar.

A vaidade e os cuidados com a saúde também eram marcantes em dona Bernardina. "Ela sempre usava cremes da Natura, fazia limpeza de pele e pintava o cabelo. Não saia de casa sem se arrumar. Todo dia eu caminhava com ela cerca de 1 quilômetro. Ela dizia que o médico mandava". Deixa 9 filhos, 25 netos, 18 bisnetos e 3 tataranetos.

Dia 13/09, aos 92 anos, de derrame

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.