O paulistano Jacyr Toninato é filho da união entre um italiano e uma alemã. O pai de Jacyr teve múltiplas profissões: sapateiro, lenhador, carvoeiro, lanterninha de cinema e também foi proprietário de uma empresa de ônibus. Jacyr ajudou em muitas dessas empreitadas de seu pai até conseguir seu primeiro emprego como motoboy em uma indústria de fundição e estamparia. Nesta empresa, Jacyr trabalhou por 38 anos e terminou a carreira como gerente geral. Um dos feitos do trabalho nessa indústria foi ter feito os capacetes utilizados pelos soldados brasileiros na Segunda Guerra Mundial.
Jacyr se casou duas vezes. A primeira esposa, Amélia, ele conheceu em um carnaval em Cosmópolis (SP) e com ela ficou casado por quase quatro décadas. Após ficar viúvo, reencontrou e casou com uma ex-colega da indústria, Maria José, que também estava viúva, de um ex-chofer da família. Maria também faleceu depois de viver 27 anos como companheira de Jacyr.
Do primeiro casamento, teve três filhos, dois desses moram hoje em Maringá, no Noroeste do Paraná. Jacyr fez questão de formar todos eles. Era um apreciador de óperas, palavras cruzadas, vinho tinto seco e xadrez. O filho Temistocles Toninato, cujo nome foi inspirado nas aulas de caligrafia de Jacyr, estudou piano por nove anos e só ganhouo instrumento no penúltimo ano de estudo. "Ele não acreditava que eu iria até o fim", diz Temistocles.
Há cerca de dez anos, após ter adoecido, veio para Maringá, morar com os filhos e netos. Alegre, mesmo no hospital, Jacyr não perdeu o humor. "Quando removeram a dentadura dele para realizar uma cirurgia, ele disse: assim as "anjas" não vão gostar de mim", conta o filho. Deixa três filhos, seis netos e duas bisnetas.
Dia 17 de dezembro, complicações decorrentes de problemas no aparelhodigestivo, aos 97 anos, em Maringá.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo