O descendente de alemães João Carneiro Filgueiras, 76 anos, foi um dos professores pioneiros de Maringá, onde trabalhou desde o início da década de 1960. Nasceu em Crato, no Ceará, e chegou à Cidade Canção logo após se formar em um colégio de padres salesianos em 1958. Sua história com Maringá é curiosa e se deu pelo acaso, após ele sair de sua terra natal e viajar até São Paulo. Da cidade paulista, ele pegou um trem e decidiu ir até o fim da linha, que era em Maringá.
"Dedicou sua vida à família, à igreja e aos seus alunos", é o que diz o santinho distribuído pela família aos amigos do professor pioneiro. "Ele ajudou a fundar a Escola Municipal Machado de Assis e foi um dos primeiros ministros de eucaristia na Igreja Nossa Senhora Aparecida", contou a filha Lucia Luisa Filgueiras Praido.
João Carneiro Filgueiras morava na Vila Morangueira e era conhecido pelas questões de ensino. "Começou a dar aulas para crianças na estrada Guaiapó [na antiga Venda Guaiapó, no Conjunto Guaiapó] e com todas as limitações da época conseguiu também fundar uma das primeiras associações de pais", disse a filha Lucia. "Até hoje os alunos lembram com carinho da atenção que ele tinha. Foi uma pessoa especial principalmente pela honestidade. O orgulho dele era os alunos."
Deixa mulher, dois filhos e quatro netos. Dia 7 de março, aos 76 anos, de insuficiência respiratória.