Se pudesse escolher, o pioneiro de MaringáMartílio Pinheiro, 75 anos, viveria só de música. No entanto, como se trata de uma carreira difícil, cantar e tocar instrumentos de corda se tornaram um hobbie. "A maior paixão dele era a música sertaneja", lembra a mulher, Maria de Jesus Pinheiro, 75 anos. "Lembro de todas as músicas que ele cantava."
Apesar das dificuldades, Pinheiro, mais conhecido como Pinheirinho, integrou três duplas sertanejas ao longo da vida. As duas primeiras, Zé Pinheiro e Pinheirinho e Genésio e Pinheirinho, foram ao lado dos próprios irmãos. A última, Pinheirinho e Paraná, foi na companhia de um amigo, João Alves Cavalheiro. Com ele, o pioneiro realizou o sonho de gravar um LP, nos anos 1980.
Pinheirinho nasceu em Chavantes, no estado de São Paulo, em 1935. Ainda jovem, mudou-se para Mandaguaçu, no Noroeste do Paraná. Naquela época, tinha o hábito de ir para festas em Califórnia (a 80 quilômetros de Mandaguaçu). Foi, inclusive, em uma delas, que conheceu Maria, com quem ficou casado por 52 anos. "Depois do casamento, viemos para Maringá, para ele divulgar a própria música."
Deixa mulher, uma filha e um neto. Dia 21 de fevereiro, em decorrência de problemas derivados do Mal de Alzheimer, aos 75 anos.
Mais “taxa das blusinhas”? Alta do ICMS divide indústria nacional e sites estrangeiros
O que propõe o acordo UE-Mercosul, desejado por Lula e rejeitado por agricultores europeus
O ataque grotesco de Lewandowski à imunidade parlamentar
Marcos Pereira diz que anistia a réus do 8/1 não deve ser votada agora para não ser derrubada no STF
Deixe sua opinião