Não foi por coincidência que Nelson de Britto nasceu em pleno dia do trabalho, no ano de 1933, em Uchoa, São Paulo. Ser neurocirurgião não era apenas a profissão, mas o gosto e uma das maiores paixões.
Britto veio para a Região Noroeste do Paraná em 1942, quando a família resolveu comprar terrenos na terra promissora, que se tornaria Maringá em 1947. Logo deixou o Município para estudar na Universidade Federal de Curitiba, onde se formou em Medicina, em 1960.
Trabalhou por cinco anos na Santa Casa de Santos (SP) até que recebeu uma oferta irrecusável: voltar para Maringá e se tornar o primeiro neurocirurgião da cidade. Mudou-se com a mulher, Maria de Lourdes Gurgel de Britto, a Diúde, em 1966. Junto com ele veio o amigo Benedito Campos, de Londrina. Ambos se tornaram, ao mesmo tempo, os pioneiros da neurocirurgia do Norte do Paraná.
Abriu uma clínica em Maringá e atendia a todos que precisavam. Como não existiam convênios ou sistemas de saúde municipais, consultava até mesmo os mais humildes sem se preocupar com valores. Os "valores" com que se preocupava eram outros: generosidade, humildade e o bem estar do próximo.
Entre os principais hobbies estavam visitar o aviário de um dos filhos, em Iguaraçu, pescar com o sogro e, claro, trabalhar intensamente. Só parou em junho de 2011 por problemas de saúde. Deixa a mulher e dois filhos.
Dia 20 de maio, aos 80 anos, em decorrência de uma doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).