• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

Filho de austríacos, Paulo Stipanchevic nasceu no interior de São Paulo e veio ainda jovem para o Noroeste do Paraná nos anos 1940, acompanhado dos pais e dos irmãos, em busca de trabalho. Nos primeiros anos, morou com a família em vilas rurais de Iguaraçu e de Paiçandu, mas depois decidiu viver longe das hortas.

Quando se mudou para Astorga, a cerca de 50 quilômetros de Maringá, conseguiu emprego de entregador de bebidas da fábrica de refrigerantes Rio Branco. Ele permaneceu na mesma função por quase 30 anos. A filha Maria Helena conta que, apesar do trabalho diário e cansativo, seo Paulo exibia sempre um bom humor inabalável. "Desde criança, lembro das pessoas em volta do meu pai para ouvir as piadas e as histórias que ele contava."

O bom humor era também o tempero de seo Paulo para os jogos de bocha e para as partidas de truco dos quais participava. "Ele era muito sarrista, mas usava isso pra despistar o adversário e vencer as partidas." O truque enfurecia os oponentes.

A alegria só desapareceu no último mês de vida, quando ele descobriu um câncer na região da bexiga. Segundo Maria Helena, o pai adoeceu rapidamente e morreu cinco dias antes de completar 80 anos. Deixou cinco filhos, oito netos e dois bisnetos.

Dia 2 de maio, aos 79 anos, em decorrência de um câncer, em Maringá.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]