• Carregando...

Depois de prorrogada por três semanas, termina nesta sexta-feira (29) a campanha nacional de vacinação de idosos contra a gripe. As pessoas com mais de 60 anos que ainda não se vacinaram têm até as 17 horas para se imunizar em qualquer unidade de saúde e na Sala de Vacinas da Secretaria de Saúde. Após isso, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a dose ainda poderá ser tomada, mas dependerá da disponibilidade de estoque nos postos.

Segundo a coordenadora de Controle Imunobiológicos da Secretaria de Saúde na 15.º Regional de Maringá, Edlene Loureiro Aceti Góes, até segunda-feira (25), foram vacinadas 33.543 pessoas com 60 anos ou mais, io que corresponde a 82% desta população. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde foi de 80% de cobertura, mas a expectativa é que em Maringá seja atingida 90% da população de idosos.

Na quinta-feira (28), o Paraná atingiu a meta de vacinar 80% do público-alvo, recomendada pelo Ministério da Saúde e, por isso, a campanha não deve ser prorrogada novamente. Segundo dados da Sesa, em um mês de mobilização foram imunizadas 920.527 pessoas, o que equivale a 80,48% da população idosa do estado. Em Maringá a meta foi alcançada na sexta-feira (29).

Em nota publicada na Agência Estadual de Notícias, o secretário da Saúde, Gilberto Martin, ressaltou a importância da vacinação. Segundo ele, a campanha é voltada aos idosos porque estas pessoas estão mais vulneráveis às doenças pulmonares agudas, como consequência da gripe e de outras causas. "Mesmo quem já foi imunizado no ano passado deve tomar a vacina novamente", disse.

Embora não proteja contra a nova gripe (Influenza A H1N1), a Sesa ressalta a importância da vacinação para o monitoramento de casos da chamada gripe suína. Como reduz a incidência da gripe normal, fica mais fácil detectar suspeitas da nova doença.

No Brasil, até a quinta-feira já haviam sido imunizadas 15.457.303 pessoas, o que corresponde a 79,56% da população idosa do país. O Paraná tem a maior cobertura entre os estados do sul, 80,48%. Santa Catarina vacinou 77,16% e o Rio Grande do Sul, 68,20%. Em Curitiba, a imunização chega a 93% da população.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]