A inadimplência em Maringá teve um crescimento de 32,9% na primeira semana de dezembro, em comparação ao mesmo período do ano passado. Foi o que indicou o relatório do Serviço Acim de Informações Comerciais (Saic), apresentado na tarde desta quarta-feira (15). No total, foram incluídos 3.449 inadimplentes no banco de proteção ao crédito.
O número de pessoas que quitaram as contas e tiveram o nome excluído do SCPC também foi menor em relação ao início de dezembro de 2009, uma queda de 10,5%. Apesar do aumento de endividados, o índice não preocupa a coordenadora do SCPC em Maringá, Keila Alba."Esse número pode mudar nos próximos dias. Geralmente as inclusões são feitas nessa época para chamar a atenção do consumidor sobre a restrição", explicou.
Ainda segundo a Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), o número de inadimplentes incluídos em banco de proteção ao crédito também aumentou em novembro. No mês passado foram incluídas 14.534 pessoas, contra 13.405 em outubro, ou seja, uma alta de 8,4%. Em compensação, o número de pessoas que quitaram as contas e tiveram os nomes excluídos do SCPC aumentou 10%: de 8.165, em outubro, para 8.984, em novembro.
Consultas de crédito crescem em dezembro
Na primeira semana de dezembro o número de consultas comerciais cresceu 14,9% em comparação ao mesmo período do ano passado. Nos sete primeiros dias deste mês foram feitas 20.111 consultas por meio do Saic. "Apesar do aumento esperado para essa época do ano, o movimento de consultas superou nossas expectativas. Nós avaliamos que o aumento nas compras se deve a elevação do poder aquisitivo", explicou.
No mês passado, a ACIM registrou 95.399 consultas de crédito, contra 73.776 em outubro. Nos 11 primeiros meses deste ano, foram feitas pelas empresas locais mais de 760 mil consultas de crédito por meio do Serviço ACIM de Informações Comerciais.
Deixe sua opinião