Catuaí inaugura com expectativa
O Catuaí Shopping Maringá inaugura nesta quinta-feira (18), com evento fechado para lojistas e convidados. A partir desta sexta-feira (19), estará aberto ao público a partir de 10h da manhã.
Ao abrir, o shopping assume o posto de maior da cidade. A obra já mudou o perfil imobiliário da região oeste de Maringá e está situado em local estratégico para atender a população do Noroeste do Paraná, porque se encontra num importante entroncamento rodoviário.
O estabelecimento também está próximo dos shoppings atacadistas de confecções da região. "Os lojistas que vêm de todo o Brasil compram roupas para revenda e o Catuaí oferecerá marcas para que ele compre coisas para si próprio", explicou Ademir Dias Camargo, um dos consultores do empreendimento.
O novo shopping deve gerar 2,5 mil empregos diretos, que vão trabalhar em 218 lojas, incluindo um hipermercado.
Natal trará incremento de 15% nas vendas em shoppings
A Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) estima um aumento de 15% nas vendas de Natal neste ano em relação a 2009, conforme pesquisa com 401 shoppings em operação no Brasil. Em nota, a entidade atribui a projeção à facilidade de crédito e crescimento da massa salarial.
A associação prevê também que no período serão abertas 175 mil vagas temporárias de trabalho. A expectativa é que 10% desse total seja convertido em contratação efetiva após o período de experiência. Nos próximos dois meses, sete shoppings devem ser abertos no Brasil, acrescenta a Abrasce. Em 2011, serão 26 novos shoppings, número recorde em um ano.
O Shopping Catuaí Maringá será inaugurado na noite desta quinta-feira (18), e a entrada de um novo concorrente no setor marca também uma série de novidades que estão previstas para outros shoppings de Maringá. O Maringá Park termina agora mais uma fase de revitalização, com a abertura de mais sete operações. Já o Avenida Center anuncia a construção de duas novas torres: uma para salas comerciais e uma que vai abrigar um hotel da rede Accor.
Para dar conta da ampliação, o Shopping Avenida Center adquiriu terreno ao lado da construção atual, onde já iniciou obra para três pisos de estacionamento. "Teremos ampliação com a principal finalidade é de estacionamento, mas também estaremos fazendo outros empreendimentos, pois o preço do terreno é caro", explicou Domingos Bertoncello, diretor do empreendimento mais antigo da cidade. Segundo ele, a falta de vagas para carros na região central foi o principal motivador da expansão.
Com a compra do espaço, numa área da cidade com valorização imobiliária extrema, surgiu a ideia da construção vertical para mais lojas no shopping. A primeira parte do projeto deve ser entregue antes do Dia das Mães. Além do estacionamento, uma nova unidade da Havan (loja de departamentos que inaugura primeira unidade no Catuaí, nesta quinta) e mais espaço para praça de alimentação. O hotel e as salas comerciais ficam prontos em 2012.
Já a revitalização do Maringá Park teve investimento inicial de aproximadamente R$ 22 milhões. Para o diretor do shopping Jean Pierre Hass, a intenção foi de melhorar quatro grandes áreas em que o empreendimento carecia. "Passamos por uma readequação de mix, para atender o mercado. Faltava uma loja de departamentos e resolvemos isso com a Renner, uma loja de brinquedos e abrimos a PB Kids, nosso cinema já esta completando um ano e estamos negociando uma nova ancora", pontuou.
Parte dos investimentos, segundo Hass, já estão dando retorno. Ele conta que no ultimo ano, o fluxo de pessoas no shopping já aumentou 40%, e as vendas cresceram 50%, no mesmo período.
Perfil econômico de Maringá favorece crescimento
Segundo os diretores, a entrada de um novo concorrente não teve papel decisivo na modernização dos empreendimentos. Na avaliação deles, Maringá vive um momento fabuloso de expansão econômica e os shoppings precisaram se adequar para agradar os clientes, cada vez mais exigentes. "O que ocorre em Maringá é o crescimento extremamente alto do país. Paraná não fica atrás e Maringá não fica atrás do Paraná. Há um ciclo virtuoso que vem se alongando, na construção civil e na ampliação da área de serviços", disse Bertoncello.
"Estou em Maringá há dois anos. Nesse tempo pude observar que a evolução em consumo e investimento cresceu muito na cidade. O maringaense investe e gasta. Em outras cidades, pessoas começam a investir em imobiliário, mas não consomem. Aqui a renda per capita é superior, isso da possibilidade o consumo", avaliou Hass.
O que Bolsonaro e a direita podem aprender com a vitória de Trump nos EUA
Perda de contato com a classe trabalhadora arruína democratas e acende alerta para petistas
O aumento dos juros e a chiadeira da esquerda; ouça o podcast
BC dá “puxão de orelha” no governo Lula e cobra compromisso com ajuste fiscal
Deixe sua opinião