Fumaça chamou atenção dos vizinhos que chamaram os bombeiros
Um incêndio destruiu um barracão usado para armazenar e processar materiais recicláveis, na manhã desta terça-feira (9), em Paiçandu, na região metropolitana de Maringá. Não houve feridos. O barracão, que guardava materiais como papel e plástico, ficou totalmente destruído, assim como o maquinário usado para preparar o lixo para a reciclagem.
O fogo começou por volta das 7h30 e foi controlado cerca de uma hora depois. Até as 10h30, o Corpo de Bombeiros permaneceu no local, para resfriar o barracão. Como Paiçandu não tem unidade do CB, foi preciso que as equipes de Maringá se deslocassem até a cidade. Foram enviados 16 soldados, em seis viaturas, sendo dois caminhões de combate às chamas.
O incêndio assustou bastante a população da cidade. "Esse tipo de material produz uma fumaça bastante escura quando é queimado. No caminho entre Maringá e Paiçandu, dava para avistar essa fumaça. Recebemos um volume alto de ligações", conta o tenente João Paulo Miosso.
De acordo com a reportagem da RPCTV, que esteve no local, quatro famílias dependem do trabalho realizado no barracão. Eles processam o material e o vendem. Havia dezenas de animais no local, como porcos e galinhas. Alguns fugiram para o mato e outros morreram, atingidos pelo fogo.
Causas
Miosso diz que é provável que o fogo tenha sido causado por um curto circuito. "As máquinas elétricas ficam muito próximas dos materiais recicláveis. Então, no caso de uma faísca, o fogo pode se alastrar rapidamente", explica.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas