Índice de Confiança do Consumidor Maringaense (ICCM)*

Janeiro - 145,3 pontos percentuais

Fevereiro - 140 pontos percentuais

Março - 138,7 pontos percentuais

* índice que varia entre 50 e 200 pontos)

CARREGANDO :)

O nível de confiança do consumidor voltou a cair este mês em Maringá. Foi o que apontou pesquisa da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), divulgada na terça-feira (29). O levantamento aponta que o Índice de Confiança do Consumidor Maringaense (ICCM) está em 138,7 pontos percentuais (em uma escala de 50 a 200), 1,3 pontos a menos do que fevereiro deste ano.

Publicidade

A confiança vem caindo desde dezembro do ano passado, quando foram alcançados 147 pontos percentuais. Segundo análise da Acim, essa redução é influenciada pelos índices de expectativa de renda (IER) e emprego (IEE), que apresentaram quedas acentuadas.

O IER caiu 3,3 pontos percentuais e está em uma faixa de expectativa muito fraca. A melhoria de renda nos próximos meses é esperada apenas para 17,1% das famílias. Já o IEE sofreu redução de 8,5 pontos percentuais, alcançando os 115,8 pontos, índice bastante inferior a 2010.

Apesar do resultado, a entidade vê com otimismo o momento. "No emprego vemos que esta avaliação da maioria não segue a dos empresários que estão projetando um melhoria na oferta de emprego, bem como dos desempregados que apresentam uma perspectiva de obtenção de emprego acima da média do ano anterior", informou nota encaminhada para a imprensa.

Outro fator destacado pela Acim é que mesmo com a queda, o índice de confiança se mantém 11.3 pontos percentuais acima do registrado no mesmo período do ano passado, demontrando desempenho melhor da economia.