O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem) fiscalizou diversos produtos típicos desta época do ano, como aguardente, amendoim, fubá, canjica e quentão, comercializados por causa das festas juninas. Em Maringá, o órgão identificou irregularidades em duas marcas de aguardente e em uma de canjica, conforme informações da Agência Estadual de Notícias, responsável pela divulgação das informações oficiais do governo do estado do Paraná.
Os técnicos do Ipem iniciaram as fiscalizações no começo de maio, em diversos municípios do Paraná. Foram visitados cerca de 250 estabelecimentos, nos quais foram realizados exames em 3.569 itens. Desse total, 21 itens apresentaram falta quantitativa nos produtos e um tinha irregularidades na embalagem.
Em entrevista a Agência Estadual de Notícia, o gerente de Pré-Medidos do IPEM, Sergio Camargo, afirma que o número de irregularidades deste ano foi semelhante ao do ano passado. "Há que se considerar que neste ano tivemos um número pouco maior de estabelecimentos visitados, e que o número de exames também aumentou em relação aos realizados em 2008. Com isso, podemos concluir que o número de autuações foi praticamente igual."
Os produtos reprovados em Maringá foram os seguintes: Cachaça Adoçada Oncinha, Aguardente de Cana Zorro e Canjica Amarela 3 Morrinhos.
Explicações
A reportagem entrou em contato com as empresas. A Oncinha Indústria de Bebidas, por meio do gerente da produção, Nilson Ferrari, afirma que as garrafas usadas pela empresa são compradas de terceiros e que a Oncinha não tem condições de fiscalizar todas.
A 3 Morrinhos Empacotadora de Condimentos, por meio de Adilson José Barbão, proprietário da empresa, afirma que a balança usada na pesagem dos produtos já foi trocada.
Os responsáveis pela Aguardente de Cana Zorro não foram localizados pela reportagem para se manifestar sobre a pesquisa.