Os irmãos Mário e Ênio Verri devem comandar o Partido dos Trabalhadores (PT) em Maringá e no Paraná, respectivamente, pelos próximos dois anos. Mário, que é vereador em Maringá, venceu a eleição para a presidência municipal do partido, enquanto Ênio, que é deputado e secretário de Planejamento do Paraná, lidera a disputa para a presidência estadual do partido. As eleições, chamadas de Processo de Eleições Diretas (PED), ocorreram no domingo (22).

CARREGANDO :)

Mário, que substitui José Eudes Januário no comando municipal da sigla, se elegeu com 266 votos, contra 122 do também vereador Humberto Henrique. Houve 13 votos em branco. O PT tem 1,4 mil filiados em Maringá, 900 dos quais estavam aptos a votar. O vereador está filiado ao partido há 24 anos e disputou a presidência da sigla pela primeira vez.

"A prioridade é coordenar e conduzir a sucessão da presidência em âmbito local, com a Dilma como candidata, além de articular a lançamento dos deputados estaduais e federais" diz Mário, referindo-se às eleições de 2010, na qual serão escolhidos presidente, governador, senadores e deputados.

Publicidade

A disputa estadual, segundo o site do partido, já teve aproximadamente 30% dos votos apurados. Ênio aparece com 72% dos votos, contra 17% do também deputado estadual Tadeu Veneri e 10% de Marcio Pessatti. A assessoria de imprensa do PT informa que foram apurados os votos de 74 dos 240 municípios onde ocorreu o pleito. A atual presidente estadual é Gleisi Hoffmann.

Disputa nacional

Em âmbito nacional, o favorito para suceder Ricardo Berzoini no comando do PT é o ex-senador José Eduardo Dutra, do grupo Construindo Um Novo Brasil (CNB), o mesmo do presidente Lula. Com pouco mais de 20% dos votos apurados, Dutra lidera a disputa, com 52,3% dos votos. José Eduardo Cardozo, o principal concorrente, tem 20,1%. A apuração pode ser conferida em tempo real nesta página.

As eleições do PT aconteceram em mais de 4 mil municípios, com 1,3 milhão de filiados estão aptos a votar. Foram escolhidas as direções locais, estaduais e nacional.

Publicidade