Quem está entrando no mercado de utilitários esportivos médios ou quer migrar de um modelo para outro dentro deste segmento tem mais uma opção de compra. A Jeep acaba de colocar no mercado brasileiro o Compass, já disponível em Curitiba pelo preço único de R$ 99.900.
Terá como concorrentes diretos o Hyundai ix35 (R$ 88.250), o Kia Sportage (R$ 9.900) e o Chevrolet Captiva 2.4 Ecotec (R$ 94.000)
O Compass não tem opcionais. Todos os itens são de série. Em relação à segurança, o modelo conta com controle eletrônico de estabilidade, monitoramento de pressão dos pneus e seis airbags. Nesse quesito, no entanto, o carro não foi bem sucedido no teste de segurança feito pelo Euro NCAP, entidade que avalia veículos vendidos na Europa (veja ao lado).
O novo modelo da Jeep tem sistema de áudio que inclui disqueteira integrada no painel para seis CDs, com compatibilidade MP3/WMA e DVD, entradas auxiliar e USB (incluindo controle total de aparelhos como iPod, iPad e iPhone) e sistema Bluetooth Uconnect com comando de voz.
Vem ainda com apoio de braços central dianteiro deslizante, que também é um porta-objetos bem generoso, além de porta-copos dianteiros com iluminação. A lanterna de emergência no interior do veículo é recarregável e portátil, portanto, pode ser retirada e usada pelo motorista em caso de necessidade. Nos bancos traseiros há pontos de ancoragem para cadeiras infantis (Latch/Isofix). O carro tem, ainda, teto solar elétrico.
O modelo é espaçoso com distância entre-eixos de 2,63 metros. As principais dimensões externas são: 4,44 m de comprimento, 1,81 m de largura (sem os espelhos retrovisores) e 1,71 m de altura (incluindo os racks de teto).
A movimentação na cabine também é facilitada porque o banco dianteiro do passageiro pode ser dobrado para frente. Atrás, o banco é bipartido, reclinável e rebatível. O porta-malas tem capacidade para 458 litros, mas pode passar dos 1.200 litros com os bancos rebatidos. E o piso da área de carga é removível, o que facilita a limpeza e aumenta o espaço de carga. O Compass também tem bagageiro de teto original.
O modelo da Jeep que chega ao Brasil é produzido na fábrica de Belvidere, em Illinois, nos Estados Unidos. O motor é um 2.0 16V com transmissão automática CVT, que rende 156 cv de potência e 19 kgfm de torque. A montadora investiu US$ 4 milhões para adaptar o propulsor à gasolina brasileira, que contém 22% de etanol. Segundo a fábrica, o Compass roda 9,8 km com um litro de combustível.
O design do modelo procura ser contemporâneo, voltado ao público jovem, de tendências urbanas. Mas a Jeep manteve alguns traços típicos da marca no Compass, como a grade dianteira com sete aberturas e a caixa de roda trapezoidal.
O Jeep Compass está disponível nas cores preto e branco (pinturas sólidas), prata, cinza e verde (metálicas) e azul, laranja e vermelho (perolizadas). O revestimento interno, em tecido, pode ser cinza escuro e bege claro.
A jornalista viajou a convite do Grupo Chrysler.