As agências bancárias do Bradesco e do Itaú voltaram a funcionar em Maringá na segunda-feira (3). Os bancos conseguiram interdito proibitório na Justiça, impedindo que o Sindicato dos Bancários de Maringá e Região feche as agências.

CARREGANDO :)

A princípio, a informação repassada pela assessoria de comunicação do sindicato era de que o Itaú não havia conseguido decisão favorável, o que foi corrigido pela entidade no fim desta manhã.

O sindicato informou que já recorreu da decisão judicial que concedeu os interditos, mas, até a manhã desta terça-feira(4), nenhuma decisão havia sido tomada. Foram reabertas 22 agências do Bradesco na região, sendo 14 somente em Maringá. Também estão funcionando sete Pontos de Atendimento Bancários (PAB’s). Cerca de 270 bancários voltaram a trabalhar nesta semana

Publicidade

Outras 14 agências do Itaú também estão em funcionamento em Maringá. Com a medida, o número de agências fechadas caiu para 35 em Maringá.

Reivindicações

A paralisação foi decidida na noite de segunda (26) em assembleia com a presença de mais de 300 bancários. O movimento inclui os trabalhadores de bancos privados e públicos. Os bancários pedem aumento salarial de 12,8%, contra 8% oferecido pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). O reajuste pedido pelos bancários representa 5% de aumento real e outros 7,5% relacionados à inflação projetada.

A categoria pede, também, reajuste no piso salarial para R$ 2.297,51, além de aumento nos vales refeição e alimentação para o valor atual do salário mínimo, de R$ 545. Outras reivindicações incluem jornada de trabalho de seis horas diárias, ampliação na contratação de profissionais e auxílio educação.

Bancos são reabertos em outras cidades

Publicidade

Alguns bancos também conseguiram liminares semelhantes para reabertura de agências em outras cidades. Em Curitiba, todas as agências do Bradesco e do HSBC estiveram abertas na segunda-feira (3), o que reduziu o número de postos de atendimento fechados na região da capital. Mas, como em várias regionais a paralisação se intensificou, no balanço de segunda, 616 (44%) das 1.375 agências do estado estavam fechadas, contra 619 na sexta-feira (30).

O Itaú conseguiu liminares em Londrina e Paranavaí. Pelo interdito proibitório, os sindicatos dessas regionais ficam impedidos de fechar as agências do banco. Os dirigentes sindicais que representam os bancários das duas cidades já recorreram da liminar.