• Carregando...

Em Maringá, os dias de céu aberto predominaram ao longo de 2011. Até esta terça-feira (27), o Instituto Tecnológico Simepar registrou 112 dias de chuva. Em outros 249 dias, o tempo ficou nublado ou foi de sol. Na prática, isso significa que a cada três dias, um teve chuva.

O mês mais chuvoso foi março, com 242,8 milímetros. Chuviscos podem não ter sido contabilizados, já que o Simepar considera como chuva apenas quando cai mais de 0,2 milímetros de água por metro quadrado.

O índice registrado em Maringá é semelhante ao de Londrina, onde houve precipitações em 123 dias, quantidades consideradas normais para as regiões. Já em Curitiba, o Simepar aponta que houve chuva em 165 dias no período entre dezembro do ano passado e novembro de 2011.

Verão com La Niña ameaça racionar chuvas na região de Maringá

Segundo o boletim do Instituto Tecnológico Simepar, a temporada de verão terá menos chuva do que em anos anteriores. Com o fenômeno La Niña, as notícias não são boas para a agricultura paranaense, principalmente nas regiões Norte e Noroeste do estado.

"São regiões muito quentes onde ocorre uma evaporação rápida da água. Neste verão teremos semanas sem chuvas, o que é ruim para a agricultura da estação", disse o meteorologista do Simepar Lizandro Jacobsen.

Para o turismo, a notícia é boa, já que no ano passado o verão foi chuvoso em todas as regiões do estado. "A previsão é de que esse ano terá menos dias de chuva, comparando com o ano passado. Isso vai deixar as temperaturas mais elevadas nos fins de tarde. Quando a chuva vier será em um curto espaço de tempo. Para o turismo é ótimo, pois o verão será mais proveitoso", explica Jacobsen.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]