A população de Maringá já faz planos para o 13º salário, pago em dezembro. De acordo com o Índice de Confiança do Consumidor de Maringá (ICCM), elaborado pela Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim) e pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), a maior parte das 538 pessoas entrevistadas, (o que corresponde a 28% do total) pretende pagar contas atrasadas.
Na sequência, a pesquisa indica que 21,6% disseram que vão poupar o dinheiro extra; 15,1% vão viajar; 12%, comprar presentes; 4%, reformar a casa; e 2%, trocar de carro. Pouco mais de 17% alegaram que não se decidiram ainda sobre como vão usar o dinheiro.
A mesma pesquisa mostrou que o maringaense estava mais confiante em relação à economia em setembro. Ao todo, o índice calculado com as 538 entrevistas foi de 134,6 pontos, sendo que abaixo de 50 indica crise total; e, entre 150 e 200, confiança positiva excelente. O índice é 0,8 maior que o obtido em agosto deste ano e 10,7 maior que o de setembro do ano passado.
O índice engloba cinco índices menores: expectativa de consumo, expectativa de renda, expectativa de emprego, expectativa nacional e satisfação financeira.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura