As doses já foram repostas no Posto de Saúde

CARREGANDO :)

A Secretaria de Saúde e a Polícia Civil investigam o desaparecimento de mais de 200 doses de vacina contra a gripe para os idosos. Elas estavam no posto de saúde do Jardim Olímpico, em Maringá de onde foram levadas possivelmente na quinta-feira (30).

Publicidade

O posto recebeu 500 doses da vacina contra a gripe, mas apenas 273 foram aplicadas. As 227 doses que sobraram simplesmente desapareceram da geladeira onde eram armazenadas. O sumiço só foi percebido nesta segunda-feira (4), quando a enfermeira pediu a reposição do estoque e descobriu que o posto ainda deveria ter vacinas.

Foi registrado boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia, que investiga a situação, e foi aberta sindicância interna na Secretaria de Saúde para verificar se algum funcionário foi conivente com o roubou, visto que não há sinal de arrombamento na unidade.

De acordo como o secretário de Saúde, Carlos Nardi, o posto de saúde não deve ficar sem as doses. "As vacinas foram encaminhadas novamente nesta segunda-feira (4) e nós solicitaremos mais doses à Regional de Saúde", afirmou.

O Secretário explicou que não entende o que poderia ser feito com as vacinas fora da unidade, visto que o comércio direto fica inviabilizado pois as doses são fornecidas gratuitamente. "A receptação de bens públicos também é crime", lembrou Nardi. Outro fator é o transporte inadequado das vacinas, que perdem o efeito se armazenadas fora da temperatura correta.

Segundo uma empresa da cidade especializada em vacinas, cada dose custa em média R$ 45, sendo que o produto desaparecido poderia alcançar o valor de R$10.215,00 se vendido ao consumidor.

Publicidade