Dois ônibus da empresa Pluma, que passavam pela PR-317, no município de Floresta, região noroeste do Paraná, foram assaltados no início da manhã desta quarta-feira (14). De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), os roubos aconteceram por volta das 5 horas.
Um dos veículos, com 44 passageiros, viajava de São Paulo a Assunção, e o outro, com 19 pessoas, seguia do Rio de Janeiro à Foz do Iguaçu. Eles foram invadidos ao mesmo tempo, quando passavam por uma lombada.
Os quatro assaltantes estavam armados com pistolas e obrigaram os motoristas a desviar da rota, levando os ônibus a um trecho da BR-376, na cidade de Mandaguaçu. Dinheiro, documentos, objetos e celulares dos passageiros foram levados.
Até as 10h35, as vítimas do assalto ainda estavam sendo ouvidas na 9ª. Subdivisão de Polícia Civil em Maringá. Após prestarem depoimentos, elas serão liberadas para seguir viagem.
Local visado
Este é o quinto assalto a ônibus na região em menos de dois meses, o terceiro em Floresta. Segundo o soldado Josemar Gonçalves, da PRE, o local é visado pelos assaltantes, pois é rota para o Paraguai, além de possuir uma lombada, que faz os veículos diminuírem a velocidade na subida. "A solução seria retirar a lombada e podar o mato para melhorar a visualização", afirma.
O superintendente regional do Departamento de Estradas de Rodagens (DER) em Maringá, Otávio José da Rocha, fala que a lombada foi construída atendendo ao pedido da comunidade. "Se a população se mobilizar, ou houver um pedido formal das empresas de ônibus, a lombada pode ser retirada", fala.
A redação tentou entrar em contato com a assessoria de imprensa da Pluma para comentar o assunto, mas ninguém foi encontrado até as 10h30.
Outros casos
Na última sexta-feira (9), um coletivo que fazia a linha Brasília Foz do Iguaçufoi abordado por três homens encapuzados, por volta das 4h30, na BR-158, próximo a Peabiru (70 quilômetros de Maringá). Os bandidos levaram mais de R$ 3 mil em dinheiro e diversos objetos dos passageiros.
No dia 15 de dezembro, também no município de Peabiru, cinco homens roubaram um veículo da viação Pluma e levaram mais de R$ 20 mil dos passageiros.
Quatro dias antes, outro ônibus que viajava para Foz do Iguaçu havia sido alvo de assaltantes no trevo de Floresta. No dia 2 de dezembro homens encapuzados já haviam agido da mesma forma, quando abordaram o um ônibus da mesma linha também em Floresta.
A PRE informou que vai investigar se o caso desta quarta-feira está relacionado com os demais assaltos registrados na região.
- Três homens assaltam ônibus em Peabiru durante a madrugada
- Cinco homens assaltam ônibus de viagem que seguia para o Paraguai
- Polícia registra segundo assalto a ônibus no trevo de Floresta
- Ônibus de estudantes é assaltado na região de Maringá
- Polícia Rodoviária vai usar porta com detector de metal para evitar assaltos a ônibus