Mais três secretários municipais de Maringá vão deixar o cargo nesta semana para cumprir o calendário eleitoral e concorrer às próximas eleições. A data limite para a descompatibilização para aqueles que querem concorrer ao cargo de vereador é sábado (7). Os candidatos a prefeito e a vice-prefeito têm até 7 de junho.
Além do ex-secretário da Assistência Social e Cidadania Ulisses Maia (PP) e da ex-secretária da Mulher Terezinha Beraldo Pereira Ramos (PMDB), que já deixaram as pastas na última semana, os secretários Gilberto Delgado (PPS), da Habitação; Valter Viana (PHS), do Desenvolvimento Econômico; e o secretário afastado Vagner Mussio (PP), dos Serviços Sociais, vão deixar os cargos nesta semana. Todos eles confirmaram à reportagem de que vão concorrer ao cargo de vereador.
Terezinha foi a única que não confirmou se vai disputar um lugar na Câmara Municipal de Maringá (CMM). "Ainda preciso passar por avaliação cardiológica para saber se posso enfrentar a campanha política", explicou a ex-secretária, na semana passada.
Além dos secretários, o diretor da Defesa Social, Paulo Mantovani, e o coordenador do Procon, Dorival Dias, também devem deixar os cargos até 7 de abril. Eles confirmaram a informação à reportagem, mas não disseram se vão concorrer ao cargo de vereador.
A prefeitura confirmou que, a partir da próxima semana, os nomes dos novos secretários serão divulgados. Delgado, da Habitação, foi o único que divulgou o nome indicado pelo partido dele para o cargo que abrirá mão: é o diretor da própria pasta, Sérgio Bertoni.