Lukas. Quando alguém citava esse nome em Maringá e região, todo mundo sabia que se tratava de Marcos César Lukaszewigz. Ele alcançou tamanha popularidade por conta de seu trabalho de cartunista em um jornal regional desde 1991. O personagem mais popular que criou levava seu nome artístico, retratado sempre com falas e pensamentos que analisavam a sociedade de maneira ao mesmo tempo crítica e bem-humorada.
Lukas nasceu em Mandaguari, na região de Maringá. Sua mulher, Isa Maria Lukaszewigz, 44 anos, conta que ele desenhava desde pequeno, mas só começou a se dedicar exclusivamente à arte dos quadrinhos após anos de trabalho como servidor público do estado, quando foi contratado pelo jornal. Ele ganhou ainda mais projeção quando uma de suas tiras foi escolhida como tema da prova de redação de um vestibular da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Desenhar não era apenas trabalho, mas, também, hobbie, assim como jogar conversa fora "ele sempre dedicava tempo para conhecer as pessoas", disse a mulher. O tempo para produção dos quadrinhos variava bastante. "Às vezes, Lukas demorava três semanas e outras vezes apenas dez minutos. Mesmo quando levava mais tempo que o esperado, ele não se irritava. Mantinha-se concentrado até o cartoon ficar pronto."
Deixa mulher. Dia 29 de agosto, de câncer aos 49 anos.