Doença erradicada
A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença infecciosa e contagiosa. A transmissão ocorre pelas fezes de pessoas com o vírus, vias respiratórias, ou ainda alimentos e água contaminada. O último caso de poliomielite registrado no Paraná aconteceu em 1986, em Campo Largo. No país, a doença foi erradicada há 20 anos. No Brasil, o último caso foi registrado em 1989, na Paraíba.
Em Maringá, 20,2 mil crianças foram imunizadas contra a poliomielite. Com o resultado divulgado na manhã desta segunda-feira (30) pela Secretaria de Saúde, o município atingiu a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que era imunizar 95% das crianças entre zero e 5 anos. Após duas semanas de campanha (e duas prorrogações), 98,5% do público alvo recebeu a dose da vacina.
Apesar da meta cumprida, a quantidade de crianças vacinadas desta vez foi menor do que no ano passado, quando 20.3 mil pessoas receberam as doses (101,88% da meta). Segundo a Secretaria de Saúde, Maringá passou dos 100% na ocasião porque crianças de municípios vizinhos foram vacinadas na cidade.
Mesmo com a sensível redução, o secretário de Saúde Antônio Carlos Nardi, considerou positivo o resultado da campanha. "Os pais e responsáveis cumpriram seus papéis e protegeram os filhos da paralisia infantil. Mais uma vez realizamos uma boa campanha e superamos a meta do Ministério da Saúde", afirmou em entrevista ao site da prefeitura.
Quase 740 mil crianças vacinadas no Paraná
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) ainda não divulgou os números finais da vacinação no Paraná. Mesmo assim, na manhã de sexta-feira (27), o Paraná já havia atingido a meta de vacinação contra a poliomielite, imunizando 738.2 mil crianças, o que representa 95,38% do público alvo total.
Paraná e Santa Catarina foram os primeiros estados com a meta atingida no país. "É muito importante para o Paraná ter atingido, novamente, a meta da vacinação. É um esforço anual para manter a poliomielite longe do Paraná. Isto é fruto do trabalho de todos os profissionais de saúde envolvidos na campanha e dos pais que não esquecem da importância das gotinhas que podem salvar vidas", disse o secretário da Saúde, Carlos Moreira Júnior, em entrevista a Agência Estadual de Notícias (AEN).
Até sexta-feira (27), a Regional de Saúde de Jacarezinho foi a que teve o maior índice de vacinação no Estado, com 103,20% das crianças vacinadas. Já a Regional de Saúde com menor cobertura vacinal era a de Guarapuava, com 90%.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais