• Carregando...

A partir do início do ano que vem, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) contará com uma ação pioneira para a educação de idosos, trata-se da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati). Projetos do gênero já são realizados em diversas instituições brasileiras, mas o formato maringaense será diferente.

De acordo com uma das integrantes do grupo que elaborou o trabalho , professora Regina Taan, ao invés de ser implantada como um programa de extensão, a Unati atuará como um órgão suplementar ligado à reitoria. "Isso dará muito mais consistência, presença institucional e autonomia", explica.

Segundo a professora, existem cerca de cem instituições que oferecem a universidade para a terceira idade no Brasil, mas quase todas são em formato de programa de extensão, exceto o da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), que é uma microuniversidade temática na área médica.

Regina Taan ressalta que a Unati também tem o objetivo de ter um caráter intergeracional, envolvendo as diversas gerações nas atividades, tanto é que o projeto contará a participação de professores e acadêmicos de diversos cursos, desenvolvendo projetos de ensino, pesquisa e extensão. "Os professores da UEM estarão trabalhando com a carga horária, dentro de suas atribuições de ensino; não é trabalho voluntário", explica Regina.

Cursos

De acordo com a assessoria de comunicação da UEM, a Unati ofertará cursos e ações ligadas a seis eixos temáticos: arte e cultura, processos e procedimentos comunicativos, saúde física e mental, direito e cidadania, meio físico e social e humanidades.

Além disso, o grupo também desenvolverá estudos e pesquisas nas áreas de gerontologia e geriatria. As inscrições para os cursos devem ser realizadas em fevereiro, com as aulas começando em março de 2010. A duração vai variar de acordo com sua natureza e conteúdo. As atividades serão destinadas gratuitamente a pessoas com mais de 55 anos.

"Não vamos excluir pessoas que já foram excluídas. As pessoas poderão se inscrever sem exigir grau de escolaridade, sem vestibular. Elas vão escolher o curso dentro das vagas que vamos disponibilizar", explica Regina.Outras informações podem ser obtidas diretamente na Unati (bloco 10, sala 13) ou pelo telefone (44) 3011 8995, a partir de fevereiro.

Universidade

Para o professor Cláudio Stieltjes , um dos integrantes do grupo de trabalho que elaborou a Unati, o projeto tem a finalidade de possibilitar maior qualidade de vida às pessoas e não para formar competências. O objetivo principal é levar ao autodesenvolvimento pessoal.

"Com essa nova realização, a UEM demonstra não só ser uma universidade que se projeta pela sua qualidade de ensino, mas especialmente pelo seu compromisso e engajamento social e espírito humanista. Isso a torna de fato uma universidade diferenciada".

Ainda sem data definida, será realizada a eleição para escolha do coordenador-geral e do coordenador pedagógico. O projeto foi idealizado pelo reitor Décio Sperandio e pelo vice-reitor Mário de Azevedo. O grupo de trabalho foi presidido pela professora Marli Lamb.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]