Representantes de Maringá vão se reunir, na tarde desta quinta-feira (13), com membros da Associação de Futebol do Japão. O encontro em Brasília (DF) faz parte das negociações para que a cidade receba a seleção japonesa durante a Copa do Mundo do ano que vem. O país asiático foi o primeiro a se classificar para o Mundial.
Durante a reunião, a Comissão Maringaense para Assuntos da Copa do Mundo deve apresentar um material com informações sobre a cidade, que foi escolhida pela Fifa com um dos locais aptos para se tornar centro de treinamento das seleções que participarão do mundial.
O encontro deve contar com a participação do prefeito Carlos Roberto Pupin (PP) e do deputado federal Luiz Nishimori (PSDB). "Também conversaremos com outras seleções, já que a viabilidade da subsede depende do local dos jogos de cada time", informou Nishimori.
Apesar de outras cidades, como Florianópolis (SC), também participarem de negociações para receber a equipe, o deputado declara que Maringá tem vantagens: "Temos grandes chances de receber a seleção japonesa principalmente por termos uma das comunidades japonesas mais organizadas do Brasil".
Nishimori também aponta que, por não se tratar de uma cidade tão grande, pode oferecer boa segurança e facilidade no trânsito entre o estádio [Estádio Regional Willie Davids] e o hotel [Deville Maringá].
A decisão se Maringá receberá a equipe japonesa também depende da divulgação das cidades onde a seleção irá jogar. "Se o Japão jogar em cidades abaixo de Minas Gerais, levaria cerca de uma hora e meia para chegar nesses locais, então ainda assim ficaria perto."
A delegação japonesa está no Distrito Federal para a Copa das Confederações, que começa neste sábado (15). O Japão estreia contra o Brasil no Estádio Nacional de Brasília. Neste Grupo A, também estão México e Itália. No Grupo B, estão Espanha, Uruguai, Nigéria e Taiti.