Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Agricultura Familiar

Maringá deve ser a primeira cidade do interior a receber um Armazém da Família

A Secretaria Estadual de Agricultura anunciou, nesta quinta-feira (15), que pretende retomar o programa Armazéns da Família, e a primeira instalação no interior do estado deve acontecer em Maringá, a partir do próximo ano. O projeto atende às famílias pobres, com rendas inferiores a três salários-mínimos, fornecendo produtos básicos a preços acessíveis. Só podem comprar os produtos as famílias cadastradas.

Segundo informações da Agência Estadual de Notícias (AEN), em função da Feira Sabores do Paraná, realizada no final do ano passado em Maringá, por um período de 42 dias, os agricultores familiares querem transformar o espaço onde foi realizado evento em local de vendas permanente de produtos da agroindústria familiar. O barracão da Empresa de Classificação do Paraná (Claspar) fica em local privilegiado da cidade, entre as avenidas São Paulo com Horácio Racanello.

O secretário da Agricultura em exercício, Herlon de Almeida , acredita que é viável atender essa reivindicação com a ampliação do programa Armazéns da Família, podendo ser estabelecida uma parceria entre governo federal, estadual e municipal. "Reunimos 80 agroindústrias, representando mais de 300 famílias de 40 municípios do estado, as expectativas em relação à criação de um local permanente para as agroindústrias familiares de Maringá são positivas", disse.

Para isso, a Secretaria pretende captar recursos junto ao Ministério do Desenvolvimento Social para reforma e ampliação do barracão da Claspar, em Maringá. De um lado poderá funcionar o Armazém da Família para atendimento das famílias carentes e de outro o local permanente para os produtos da agroindústria familiar da região. "No início de 2010 esse projeto poderá entrar em operação", acredita Almeida.

Segundo o presidente da Associação Regional da Agroindústria Familiar, Marcelo Braga, a região de Maringá tem cerca de 250 agroindústrias que oferecem um mix de produtos que agradam ao consumidor como sucos de uva, vinho, doces e pão caseiros, bolachas, cachaça da região, compotas e embutidos, entre outros produtos. Com o projeto, eles terão condições e infraestrutura adequada para comercializar a produção, disse Braga.

O projeto

A Secretaria estabeleceu parcerias com o governo federal para a construção dos armazéns. O Ministério do Desenvolvimento Social liberou R$ 2,11 milhões em recursos do programa Armazém Brasil para o Paraná construir cinco armazéns na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) neste primeiro semestre de 2009. Serão beneficiadas as populações dos municípios de São José dos Pinhais, Colombo, Pinhais, Campo Magro e Almirante Tamandaré. A partir do segundo semestre esse programa poderá ser estendido da RMC para outras regiões do estado.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.