Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
IBGE

Maringá é a sexta cidade mais rica do Paraná e a 65.ª do Brasil

Maringá é a sexta cidade com a maior economia do Paraná, segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A cidade do Noroeste ainda aparece na lista das 100 maiores do Brasil, na 65ª colocação. Esses dados estão dentro da pesquisa Produto Interno Bruto dos Municípios Brasileiros 2003-2006, divulgada na terça-feira (16) pelo IBGE.

O levantamento traz os resultados do valor adicionado da agropecuária, indústria, serviços e administração pública, entre outros. Ainda segundo o levantamento, no Paraná, Maringá fica atrás de Curitiba, maior economia do estado, Araucária, São José dos Pinhais, Londrina e Foz do Iguaçu.

Brasil

Um quarto de toda a renda gerada no país estava concentrada, em 2006, em apenas cinco municípios, de um total de 5.564: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Curitiba. Além disso, numa análise mais ampla, 50 cidades, onde residiam mais de 30% da população brasileira, eram responsáveis pela metade de toda a riqueza produzida no país. Por outro lado, os 1.359 municípios que ocupavam a base da pirâmide, na última faixa de participação relativa do Produto Interno Bruto (PIB), respondiam por 1% de toda a geração de renda e concentravam 3,4% da população.

Em 2006, segundo a pesquisa, São Paulo, somava 11,94% das riquezas, seguido pelo Rio de Janeiro (5,4%), Brasília (3,78%), Belo Horizonte (1,38%) e Curitiba (1,36%).

De acordo com o documento, "esses números mostram a concentração da geração interna da renda e também a difusão espacial na produção da riqueza". Trata-se de uma realidade que, quando comparada à do ano de 2002, manteve-se praticamente inalterada. Naquele ano, apenas quatro municípios já agregavam 25% do PIB e 48 municípios eram responsáveis por metade da renda gerada no país.

O estudo também aponta que o conjunto de capitais brasileiras representava 34,4% da renda nacional, com destaque para a Região Sudeste (19,4%), seguida pelo Centro-Oeste (5,1%), Nordeste (4,5%), Sul (2,9%) e Norte (2,5%).

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.