Maringá, Floraí, Lobato, Douradina e São Manoel do Paraná, na região Noroeste, integram a lista de oito municípios mais desenvolvidos do Paraná. A nova atualização do Índice Ipardes de Desempenho Municipal (IPDM), elaborado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), foi divulgado na quinta-feira (21). Os dados são referentes ao período que vai de 2002 a 2008.
Além dos cinco municípios da região Noroeste, Curitiba, Londrina e Palotina estão na lista. O IPDM mede o desempenho das gestões e ações públicas sobre os 399 municípios do estado. Os três fatores avaliados são trabalho e renda, saúde e educação. A leitura dos resultados considerando-se o índice final é feita a partir de valores variando entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo de 1, maior o nível de desempenho do município com relação ao referido indicador ou o índice final.
Em 2007, quando o último índice foi divulgado, o Paraná aparecia com sete municípios. Floraí, Palotina e São Manoel do Paraná que apareciam na lista de municípios de médio desempenho (com índice entre 0,6 e 0,8), em 2007, subiram para a outra faixa na avaliação, enquanto Cafelândia e Entre Rios do Oeste caíram no índice.
Ao todo, 320 municípios foram classificados como de médio desempenho, nove a mais que em 2007. Na faixa "médio baixo desempenho" (com índice entre 0,4 e 0,6) são 70 municípios em 2008, contra 81 em 2007. O único município paranaense classificado como de baixo desempenho (com índice de 0 a 0,4), em 2008, foi Doutor Ulysses, que em 2007 apareceu com médio desempenho.
Educação
No mapa da educação, 66 municípios aparecem com desempenho alto. A maioria deles localizada nas regiões Norte, Noroeste, Oeste e Sudoeste do estado. São oito cidades a mais do que o registrado na avaliação de 2007. Neste índice, o município Doutor Ulysses é o único que aparece na lista de baixo desenvolvimento.
Saúde
Em relação ao índice que avalia a saúde, a maioria dos municípios do Paraná foi classificada como de alto rendimento. Ao todo, foram 201 classificados nesta faixa de avaliação em 2007 foram 180. Assim como no índice de educação, o município Doutor Ulysses foi o único do estado que registrou baixo desenvolvimento na área da saúde.
Trabalho e renda
O setor que apresenta o pior nível de desenvolvimento no estado é o de trabalho e renda. Apenas quatro municípios foram classificados como de alto desenvolvimento: Curitiba, Araucária, São José dos Pinhais e Quatro Barras, os três últimos na região metropolitana. Neste índice, a maioria das cidades (254) foi classificada como de médio baixo desenvolvimento. Outros 86 foram considerados de baixo desenvolvimento. O número é bem maior que o registrado um ano antes quando 67 cidades apareceram nesta faixa de desenvolvimento.
Ações de Moraes ganham proporção global: veja a linha do tempo dos embates
Reação do Itamaraty ao cerco contra Moraes escala tensão com EUA
Citando ordens de Moraes, Câmara dos EUA exige relatórios das big techs sobre censura
Censura e violência política fazem Brasil despencar 6 posições em ranking de democracia