Todos os dias, 45 novos veículos passam a circular nas ruas de Maringá. Esse foi o crescimento médio diário da frota da cidade no ano passado, conforme dados do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR). As estatísticas mostram também que 220,2 mil veículos - entre carros, motos, caminhões e outros - estão cadastrados no município, o que mantém a frota maringaense como a proporcionalmente maior do estado.
O trânsito da cidade "ganha" diariamente 26 carros, seis motos e cinco caminhonetes - estas são classificadas pelo Detran em um categoria própria, distinta da dos automóveis. No total, entre dezembro de 2008 e dezembro de 2009, 16.634 veículos foram incorporados à frota da cidade, sendo 9.160 carros e 2.338 motos, além dos demais veículos.
O crescimento foi menor se comparado ao intervalo entre dezembro de 2007 e dezembro de 2008, quando a frota ganhou 17.905 novos veículos - o que equivalia a 49 a mais por dia. Maringá conta hoje com 121,7 mil carros, 7,4 mil motos e 12,1 mil caminhonetes.
O secretário de Transportes de Maringá, Walter Luiz Guerlles, afirma que a Prefeitura está executando uma série de projetos para absover a nova demanda, com destaque para a implantação do Sistema Binário, que será concluído nos próximos dias. Trata-se da adoção de sentido única em algumas das principais vias da cidade.
Ele diz ainda que o órgão realiza campanhas para estimular o motorista a respeitar as regras de trânsito e atua, quando necessário, de forma punitiva, com a instalação de radares nos pontos críticos, disciplinando e melhorando o tráfego.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas