Entrou no ar nesta quinta-feira (31) a TV Cesumar, emissora ligada ao Centro Universitário de Maringá (Cesumar). De acordo com a assessoria de comunicação da instituição de ensino, o novo canal maringaense funcionará em caráter experimental, com programação retransmitida pelo canal 28 UHF.
Neste primeiro momento, a emissora irá retransmitir integralmente a programação do Canal Futura, dedicada exclusivamente à educação e a cultura, produzida e gerenciada pela Fundação Roberto Marinho. Maringá é a terceira cidade do estado a transmitir o Futura em sinal aberto.
Nos últimos meses, técnicos trabalharam para a instalação de três antenas, sendo uma direcionada para receber o sinal gerado no Rio de Janeiro-RJ e outras duas microondas (MMDS) um transmissor e outro receptor para levar o sinal do Cesumar até a torre de transmissão na Praça Pio XII (Praça das Antenas).
Os equipamentos da emissora foram importados dos Estados Unidos e Alemanha e a expectativa é de que o sinal cubra toda a Região Metropolitana de Maringá e chegue a cerca de 30 municípios.
Na emissora, já foram instaladas a sala do controle mestre (sala de exibição), uma ilha de edição não-linear e um estúdio para a produção de programas locais. Ainda será montada outra ilha de edição e uma switcher.
Canal terá pelo menos duas horas de programação local
Pelo projeto, o canal deverá dedicar no mínimo duas horas por dia à programação local. Os programas deverão ser produzidos com a participação dos cursos da área de comunicação, como Jornalismo e Publicidade e Propaganda.
O funcionamento da TV Cesumar foi autorizado em julho do ano passado pelo Ministério das Comunicações. O centro universitário tem a concessão dos serviços por 15 anos renováveis. A autorização de funcionamento da emissora saiu oito anos depois que havia sido concedida a outorga, por meio de um decreto presidencial publicado em 20 de dezembro de 2002.