Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Saúde

Maringá monitora um caso com suspeita de contaminação pela gripe A H1N1

Nove pessoas são monitoradas no Paraná suspeitas de estarem infectadas pelo vírus da gripe A H1N1, entre as quais, uma é de Maringá. Já entre os outros casos, três são da região de Londrina (Norte), dois em Foz do Iguaçu (Oeste) e três na região de Curitiba. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (15), durante a reunião do Comitê Intersetorial para Enfrentamento da Influenza A, da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa). Todos os nove casos estão em isolamento domiciliar e passam bem.

O secretário da Saúde, Gilberto Martin, reforçou a necessidade de uma vigilância epidemiológica ativa e fez um apelo para que a população não deixe de procurar os serviços de saúde em casos de suspeita. "O anúncio de pandemia pela Organização Mundial da Saúde só comprova a nossa preocupação, porém em nada altera as nossas ações de vigilância. Há 50 dias mantemos o monitoramento de todos os casos suspeitos até o descarte, que é feito por exames laboratoriais ou critérios clínicos e epidemiológicos", disse o secretário ao site de notícias do governo estadual. Martin concedeu uma entrevista coletiva após a reunião do comitê intersetorial.

"As nossas ações são contínuas e envolvem a sensibilização. Por isso convidamos a Associação Médica do Paraná, Conselho Regional de Medicina, Associação Brasileira de Enfermagem, a Federação das Unimeds do Paraná e outras entidades representativas de classe para participar do Comitê Intersetorial, para que informem e aproximem todos os profissionais de Saúde, sejam eles do serviço público ou não, da nossa vigilância", definiu o secretário.

Casos descartados

Os casos monitorados na região de Apucarana (Norte), Telêmaco Borba (Campos Gerais) e Cascavel (Oeste) foram descartados por exames laboratoriais, segundo a Sesa. Com os novos resultados, o Paraná passa a ter 51 casos descartados. Deste total, 42 foram por exames laboratoriais e nove por critérios clínicos/epidemiológicos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.