Maringá não atingiu a meta de imunização de pessoas entre 20 e 29 anos contra a gripe A H1N1. Segundo a coordenadora de vacinação da Secretaria da Saúde, Edlene Aceti Goes, o Ministério da Saúde estabeleceu que 60.108 pessoas fossem vacinadas. No entanto, até sábado (24), um dia depois do fim do período dedicado a esse grupo, apenas 44.383, equivalente a 73% do total, tinham sido imunizadas. "Os motivos são a falta de tempo e o medo de vacina, tanto da agulha, como da vacina propriamente dita", afirma.
O grupo figura como uma exceção entre todos os outros que já foram vacinados. A meta estipulada para crianças de 6 meses a 2 anos, gestantes, trabalhadores da saúde e idosos com doença crônica foram superados no município. Neste último grupo, 61.847 foram imunizados, quando a meta era de apenas 22.753. "De repente, todo mundo se tornou doente crônico", diz a coordenadora. "Como não podemos pedir comprovante de que a pessoa tem doença crônica, acreditamos na palavra dela."
Ao todo, até sábado (24), 142.930 pessoas receberam a vacina em Maringá. O número já inclui o primeiro dia do período dedicado ao grupo formado por doentes crônicos com mais de 60 anos, que se estenderá até 7 de maio. Provavelmente, a meta de 8.180 pessoas será superada, pois 5.554 foram imunizadas somente no sábado. "Em dois ou três dias já vamos ultrapassar a meta."
Os números não se restringem aos moradores de Maringá. Edlene afirma que pessoas de outros municípios devem ter contribuído para essa superação das metas.
Paraná
No Paraná, o cenário não é diferente em relação às pessoas de 20 a 29 anos. A meta para o grupo também não foi atingida. Segundo informações da Gazeta do Povo, apenas 71% das pessoas foram vacinados até sábado (24). Segundo o Ministério da Saúde, 40% das pessoas entre 20 e 29 anos que não tomaram a vacina no país alegaram falta de tempo. Esse grupo registrou 20% das mortes do estado ocasionadas pela doença no ano passado. Somando-se todos os grupos, 2,8 milhões de pessoas foram vacinadas no Paraná .
No primeiro dia de vacinação de idosos com doenças crônicas, 125.843 receberam a imunização. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), o número corresponde a 55% do total de pessoas que integra o grupo. Entre as gestantes, 22.209 foram vacinadas, o que corresponde a 70% do total.