A Prefeitura de Maringá assinará, na próxima semana, contrato com Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para empréstimo de R$ 13 milhões que vão garantir novas obras de melhorias no trânsito da cidade. Os recursos serão aplicados na ampliação de corredores para transporte coletivo e na construção de um túnel para transposição do campus da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Como os plantas originais são de 2007, município terá que fazer mudanças nos projetos antes de começar os trabalhos.
Contando com a contrapartida do município, as mudanças custarão R$ 26 milhões. O município pleiteia os recursos desde 2007, mas apenas agora o empréstimo foi liberado. Depois desses quatro anos, alguns pontos foram modificados, mas o prefeito Silvio Barros garante que as alterações não influenciam na liberação da verba.
As duas principais mudanças no projeto inicial foram a ampliação dos corredores do transporte coletivo, eliminando os terminais de bairros, e a proposta de transposição do campus da UEM por um túnel. Os corredores do transporte coletivo, que antes seriam implantados apenas em um trecho da Avenida Brasil, agora serão estendidos até os bairros.
A prefeitura informou que contratou uma consultoria para analisar todas as melhorias necessárias para a mobilidade urbana, incluindo as rotas onde serão implantados os corredores do transporte coletivo. A partir da definição dessas rotas, será elaborado o projeto e iniciado o processo de licitação da obra.
A transposição da UEM também depende da elaboração de um novo projeto que depende da autorização do Conselho de Administração. Inicialmente seria implantado um contorno utilizando algumas vias na área do campus. Assim que os projetos executivos estiverem prontos, as obras serão licitadas e iniciadas
Um acordo com os comerciantes prevê o início das obras da avenida Brasil para janeiro, sem interferência no período de final de ano, quando o movimento de consumidores na área central é grande.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião