Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Ranking nacional

Maringá tem o terceiro melhor índice de saneamento do país

índice de saneamento em Maringá só fica abaixo do que Uberlândia (MG) e Jundiaí (SP) | Divulgação/Sanepar
índice de saneamento em Maringá só fica abaixo do que Uberlândia (MG) e Jundiaí (SP) (Foto: Divulgação/Sanepar)

Maringá aparece novamente entre as cidades brasileiras com melhor saneamento. De acordo com o ranking divulgado na terça-feira (1º) pelo Instituto Trata Brasil, a cidade aparece em terceiro lugar no Brasil pela qualidade nos serviços de água tratada, coleta e tratamento do esgoto doméstico.

O levantamento deste ano é baseado nos dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) de 2011. A pesquisa avaliou indicadores como população com água tratada e com coleta de esgotos, perdas de água, investimentos.

Na comparação com o ranking do ano passado, Maringá perdeu uma posição, ficando atrás de Uberlândia (MG) e Jundiaí (SP). Ainda assim, obteve o melhor resultado entre as cidades do Paraná e da Região Sul do país.

Segundo o estudo, 100% da população de Maringá conta com água tratada e 91,3% tem coleta de esgoto. No entanto, a Sanepar, responsável pelo abastecimento na cidade, informou que a coleta de esgoto já contempla 94,4% do Município, sendo totalmente tratado.

O desempenho maringaense supera a média brasileira. No país, 82,4% da população é atendida com água tratada enquanto apenas 48,1% tem coleta de esgoto, sendo que 37,5% de todo material coletado é tratado.

Em nota divulgada para a imprensa, o presidente da Sanepar, Fernando Ghignone, informou que os resultados do estudo refletem o volume de investimentos feitos. "Apostamos na universalização dos serviços de saneamento até o ano de 2021. Já temos um índice muito superior no abastecimento de água, de 100% da população e queremos elevar os índices de coleta e tratamento de esgoto. Por isso, temos priorizado investimentos nesta área. Até 2014, serão R$ 2 bilhões em todo o Estado", declarou.

No ranking (que reúne os cem maiores municípios brasileiros), também estão: Curitiba, em 10º (melhor resultado entre as capitais); Londrina, em 11º; Ponta Grossa, em 18º; Foz do Iguaçu, em 31º, Cascavel, em 45º e São José dos Pinhais, em 54º.

Ampliação do sistema

A Sanepar informou que ainda deve investir mais R$ 22,1 milhões para ampliar o sistema de esgoto em Maringá. Pelo projeto, estão previstos 85 quilômetros de rede de esgoto e 4.250 novas ligações, além da Estação Elevatória de Esgoto Guaiapó. A intenção é atender moradores dos jardins Paulista, Atlanta, Nova América, Regente e dos residenciais Guaiapó, Requião, Parigot de Souza, Itatiais, Parque Ibirapuera e parte dos loteamentos Liberdade e Jardim América. De acordo com a assessoria da companhia, a assinatura do contrato entre o Governo Federal e a Sanepar depende apenas da Prefeitura de Maringá.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.