O novo boletim da gripe A, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, nesta sexta-feira (5), mostra que há três pacientes internados em Maringá, com suspeita de contaminação pela nova gripe. Desde janeiro até esta data, foram notificadas 125 suspeitas, e 12 foram descartados por exames em laboratório. Contudo, o último boletim estadual sobre a doença indica que duas pessoas morreram dentro da 15ª regional, que compreende Maringá e cidades da região.
O Ministério da Saúde começa na próxima segunda-feira (8) a primeira etapa da campanha de vacinação contra a nova gripe. 7.126 doses estão disponíveis para 30 municípios da região. Durante esta fase inicial, serão atendidos os trabalhadores da rede de atenção à saúde, profissionais envolvidos na resposta à pandemia e a população indígena.
Segundo o chefe da Vigilância em Saúde da 15ª Regional, Dirceu Vedovello Filho, todos os municípios estão com a vacina garantida, no entanto, as doses encaminhadas pelo Ministério da Saúde podem não atender toda a demanda em algumas localidades: "Tem municípios em que a quantidade de doses está maior do que o público que precisa ser vacinado, mas também tem cidades que podem ter dificuldade com a quantidade de doses que está definida", revelou.
Já a partir da próxima etapa (voltada para gestantes, doentes crônicos e crianças entre seis meses e dois anos de idade), a população terá a disposição vacina nas duas mil unidades básicas de saúde de todo o Estado, além de postos móveis que podem ser organizados pelos municípios. "Todo o andamento será sustentado com base nos sistemas já utilizados por outras campanhas de imunização, como a contra a poliomielite e também da rubéola", informa comunicado repassado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
Até a tarde da última quinta-feira, ainda não havia sido concluído o planejamento para a vacinação em Maringá. Segundo a coordenadora de vacinas da Secretaria municipal de Saúde, Edilene Goes, o plano só será definido após o retorno do secretário da pasta, Antônio Carlos Nardi, que não se encontrava na cidade.