Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Paralisia Infantil

Maringá terá 99 pontos de vacinação neste sábado

O Ministério da Saúde realiza neste sábado (14) a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil. Em Maringá, a aplicação das doses será feita em 99 pontos espalhados por todo o município, como postos de saúde, shppings, farmácias, supermercados, entre outros locais.

O trabalho da Secretaria de Saúde foi iniciado na sexta-feira (13) com o objetivo de vacinar vacinar 20.555 crianças entre zero e cinco anos incompletos. A primeira etapa terminou no fim de junho e 19.960 crianças receberam as doses.

A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, está erradicada nas Américas desde 1994. No entanto, o secretário de saúde Antônio Carlos Nardi salientou a importância dos pais levarem as crianças para receberam as doses da vacina, mesmo quem não tomou a primeira dose. "Essas crianças normalmente são vacinadas nas escolas e centros de educação, que estão de férias. Então os pais devem levá-las a um dos mais de 100 locais de vacinação", afirmou Nardi.

No ano passado, Maringá fechou a campanha de vacinação com 20.306 crianças vacinadas. O número representou 101,88% da meta, que era vacinar 19.931 crianças com idade até 5 anos. A cidade passou dos 100% porque crianças de municípios vizinhos foram vacinadas na cidade.

734 mil crianças devem ser vacinadas no Paraná

No Paraná, a meta da Secretaria de Estado da Saúde é de imunizar 95% das crianças entre zero e cinco anos incompletos, o que corresponde a 731 mil pessoas. Foram colocadas à disposição 1,5 milhão de doses da vacina para a segunda etapa, distribuídas entre os 4.100 postos de saúde.

"Os postos de vacinação estarão em funcionamento das 8 às 17 horas e cerca de oito mil pessoas estarão envolvidas na vacinação", acrescentou o superintendente de Vigilância em Saúde, José Lúcio dos Santos, em entrevista para a Agência Estadual de Notícias.

Na primeira etapa da vacinação, que ocorreu entre os dias 12 de junho a 26 de junho, foram imunizadas cerca de 727 mil crianças. O último caso registrado da doença no Estado foi em 1986, em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.