O número de empresas instaladas neste início de ano em Maringá já o maior do interior. Foi o que revelou o primeiro relatório divulgado este ano pela Junta Comercial do Paraná (Jucepar). Em janeiro e fevereiro deste ano, o escritório maringaense registrou a criação de 627 estabelecimentos comerciais, cerca de 118 a mais do que Londrina.
Com o desempenho, o polo de Maringá mantém a liderança do ranking de novas empresas no interior, posição conquistada ao logo do ano passado. O resultado fica atrás apenas de Curitiba, que no primeiro bimestre deste ano teve 2,2 mil novas unidades comerciais.
Mesmo com a boa posição, o número de empresas e filiais criadas em Maringá foi 3% menor do que em comparação ao mesmo período do ano passado, quando 647 espaços foram criados. A queda também ocorreu no Paraná, que registrou a abertura de 7.9 mil empresas nos dois primeiros meses deste ano. O resultado é 6 % inferior ao do ano anterior, quando foram abertas 8,8 mil empresas.
Fechamento de empresas foi menor
Outro resultado positivo foi a queda na quantidade de estabelecimentos fechados. Este ano, 198 empresas fecharam as portas, , 12,7% a menos do que o ano anterior, quando 227 empresas foram extintas. Em Curitiba, fechamento de empresas cresceu 8% no período.