Com apenas 21 anos, Isis Stocco já tem uma grande responsabilidade: representar o Paraná no concurso Miss Brasil, o mesmo que corou Martha Rocha em 1954. A prova de fogo ocorre na noite deste sábado (28) no Minascentro, em Belo Horizonte (MG), com transmissão ao vivo em rede nacional.
Para chegar ao palco da disputa, foram cinco anos de dedicação, disciplina e trabalho árduo para desenvolver características necessárias para conquistar o título de Miss Paraná. "Acho que a beleza é um item básico para quem participa desses concursos. Mas a Isis é, também, inteligente, desenvolta e muito disciplinada", gaba-se o pai, Aparecido Silva Machado.
Estudante do segundo ano de Direito na Universidade Estadual de Maringá (UEM), Isis já participou do programa de intercâmbio do Rotary Club para os Estados Unidos por um ano. "Por isso ela fala inglês fluentemente. Acredito que este é um diferencial para quem pode, futuramente, representar o país em concursos internacionais", lembra o pai. Quem vencer o Miss Brasil 2013 terá cerca de 40 dias para se preparar para o Miss Universo, que ocorre em novembro, em Moscou, na Rússia.
Além da dedicação aos estudos, Aparecido conta que a filha mantém uma rotina regrada de alimentação saudável, exercícios físicos e cuidados estéticos, tudo acompanhado por profissionais. "Ela tem um objetivo muito definido e não mede esforços para conquistar o que quer. É inspirador ver a disciplina que ela consegue manter todos os dias."
Elaine Barrionuevo, coordenadora do BMW Eventos, empresa responsável pela realização do concurso Miss Paraná, afirma que é grande a expectativa pela vitória de Isis. "Acompanhamos ela há cinco anos e sabemos que está verdadeiramente preparada para vencer este concurso."
Na última semana, Isis participou da agenda oficial do concurso ao lado das outras 26 candidatas que representam os outros estados brasileiros e o Distrito Federal. Segundo Elaine, além dos ensaios e provas de vestidos, nos últimos dias as misses estaduais participaram de jantares oficiais com os jurados do concurso.
"Em todos os momentos elas estão sendo avaliadas. Além das características profissionais, a personalidade e o caráter são itens analisados." Por isso, a coordenadora defende que o concurso premia a jovem mais completa e preparada em diferentes perspectivas. "A Isis é um conjunto muito bom de tudo isso."
Dourado deve prevalecer nos trajes de Isis nesta noite
Elaine adianta que, no desfile da noite deste sábado (28), a cor dourada deve prevalecer nos trajes utilizados por Isis Stocco. Na etapa dos trajes típicos, a estudante deve vestir um macacão preto e dourado inspirado em croquis esboços iniciais que inspiram coleções de roupas. "O tema foi escolhido para homenagear a nossa região, um dos polos mais importantes do vestuário nacional."
Para o traje de gala, Isis irá vestir um vestido longo dourado criado pelo estilista mineiro Alexandre Dutra, responsável pelos longos de todas as concorrentes ao título. "A partir das medidas das misses, o estilista cria as peças, mas a cor é distribuída aleatoriamente", conta Eliane.
Para acompanhar a participação de Isis no concurso, familiares, profissionais da BMW Eventos, maquiadores e patrocinadores viajaram para Belo Horizonte na manhã de sexta-feira (27). "Queremos estar lá, pertinho da Isis para apoiar e mandar todas as energias positivas que ela precisa neste momento", afirma o pai, Aparecido Silva Machado.