O maringaense César Henrique Dalquano irá disputar o campeonato mundial de Ironman maior evento de triatlo do mundo - que será realizado em 12 de outubro no Havaí, nos Estados Unidos. Dalquano conquistou a vaga para o campeonato mais importante da categoria durante a etapa do Ironman Brasil realizada no domingo (26), em Florianópolis (SC). O atleta realizou o percurso de 3,8 quilômetros de natação, 180,2 quilômetros de ciclismo e 42,2 quilômetros de corrida em 9 horas e 15 minutos.
O tempo foi conquistado após oito anos de treinos intensos. "Comecei a competir em provas de triatlo sem ter muita noção dos desafios. Tanto que terminei a minha primeira prova, em 2005, com alguns problemas, como a hipotermia e com resultado muito ruim."
Dalquano conta que o início difícil foi importante para o aperfeiçoamento técnico. Agora, além de utilizar seus conhecimentos como educador físico, o atleta conta com o apoio de um técnico de natação e uma nutricionista especialista em acompanhamento esportivo. "O conhecimento de cada um da equipe foi muito importante para a conquista do resultado."
O atleta dedica, diariamente, quatro horas aos treinamentos de corrida, ciclismo e natação. "Além de conciliar o treino de todas as modalidades, precisei criar uma rotina compatível à minha vida profissional de personal training e à minha vida familiar."
Apenas três dias após a participação na edição de Florianópolis, Dalquano conta que já montou novas estratégias de treino para a competição no Havaí. "Vou treinar circuitos com mais subidas, aumentar a carga da bicicleta. São ajustes mínimos, mas importantes."
Ironman
O Ironman é o maior evento de triatlo do mundo e possui edições em diferentes países como Brasil, Chile, Austrália, Alemanha e Estados Unidos. Em todas as edições o percurso da prova é o mesmo: 3,8 quilômetros de natação, 180,2 quilômetros de ciclismo e 42,2 quilômetros de corrida.
A primeira prova foi realizada em 1977 no Havaí e foi proposta por um comandante da marinha americana que queria definir qual era a modalidade que o atleta mais resistiria. Para isso, o comandante reuniu nadadores, corredores e ciclistas em uma mesma competição.
Pelo pioneirismo, a prova realizada em território havaiano é considerada o circuito mais importante do mundo. De acordo com a organização do evento, a prova deste ano deve reunir 1,8 mil atletas de diversas nacionalidades na praia de Waikiki.
Explosões em frente ao STF expõem deficiências da inteligência de segurança no Brasil
Barroso liga explosões no STF a atos de bolsonaristas e rechaça perdão pelo 8 de janeiro
Autor de explosões em Brasília anunciou atos nas redes sociais, se despediu e deixou recado à PF
Governo quer usar explosões para enterrar PL da anistia e avançar com regulação das redes
Deixe sua opinião