O maringaense César Henrique Dalquano irá disputar o campeonato mundial de Ironman maior evento de triatlo do mundo - que será realizado em 12 de outubro no Havaí, nos Estados Unidos. Dalquano conquistou a vaga para o campeonato mais importante da categoria durante a etapa do Ironman Brasil realizada no domingo (26), em Florianópolis (SC). O atleta realizou o percurso de 3,8 quilômetros de natação, 180,2 quilômetros de ciclismo e 42,2 quilômetros de corrida em 9 horas e 15 minutos.
O tempo foi conquistado após oito anos de treinos intensos. "Comecei a competir em provas de triatlo sem ter muita noção dos desafios. Tanto que terminei a minha primeira prova, em 2005, com alguns problemas, como a hipotermia e com resultado muito ruim."
Dalquano conta que o início difícil foi importante para o aperfeiçoamento técnico. Agora, além de utilizar seus conhecimentos como educador físico, o atleta conta com o apoio de um técnico de natação e uma nutricionista especialista em acompanhamento esportivo. "O conhecimento de cada um da equipe foi muito importante para a conquista do resultado."
O atleta dedica, diariamente, quatro horas aos treinamentos de corrida, ciclismo e natação. "Além de conciliar o treino de todas as modalidades, precisei criar uma rotina compatível à minha vida profissional de personal training e à minha vida familiar."
Apenas três dias após a participação na edição de Florianópolis, Dalquano conta que já montou novas estratégias de treino para a competição no Havaí. "Vou treinar circuitos com mais subidas, aumentar a carga da bicicleta. São ajustes mínimos, mas importantes."
Ironman
O Ironman é o maior evento de triatlo do mundo e possui edições em diferentes países como Brasil, Chile, Austrália, Alemanha e Estados Unidos. Em todas as edições o percurso da prova é o mesmo: 3,8 quilômetros de natação, 180,2 quilômetros de ciclismo e 42,2 quilômetros de corrida.
A primeira prova foi realizada em 1977 no Havaí e foi proposta por um comandante da marinha americana que queria definir qual era a modalidade que o atleta mais resistiria. Para isso, o comandante reuniu nadadores, corredores e ciclistas em uma mesma competição.
Pelo pioneirismo, a prova realizada em território havaiano é considerada o circuito mais importante do mundo. De acordo com a organização do evento, a prova deste ano deve reunir 1,8 mil atletas de diversas nacionalidades na praia de Waikiki.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano