O maringaense Rui Pedro da Cruz Venâncio foi o vencedor da categoria peso médio do Campeonato Sul-Americano de Jiu-Jitsu, organizado pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ), no domingo (21), em Florianópolis. Com 38 anos e faixa preta no esporte, ele venceu os três adversários que lhe garantiram o título, inédito até então em sua carreira. Agora, o próximo passo é venceu o campeonato europeu, que ocorrerá em janeiro, em Portugal.
Venâncio começou a praticar o jiu-jitsu há 16 anos. De lá para cá, conquistou a faixa preta, tornou-se professor e até abriu uma academia do esporte na cidade. Ao todo, ele já ganhou várias competições, incluindo o 3º lugar na categoria peso médio e o 2º lugar na absoluta no mundial, no Rio de Janeiro, em 2003; e o 2º lugar no campeonato europeu, em Portugal, em 2004; além de ter sido dez vezes campeão no Campeonato Paranaense de Jiu-Jitsu.
Diferentemente das outras artes marciais, jiu-jitsu é uma luta que nem sempre machuca. Segundo Venâncio, não é um esporte para "trogloditas". "Jiu-jitsu significa arte suave", explica. "É uma luta que nem sempre fere, porque o lutador pode dar três tapinhas no adversário que está desferindo o golpe, obrigando-o a parar no mesmo instante."
Ações de Moraes ganham proporção global: veja a linha do tempo dos embates
Reação do Itamaraty ao cerco contra Moraes escala tensão com EUA
Citando ordens de Moraes, Câmara dos EUA exige relatórios das big techs sobre censura
Censura e violência política fazem Brasil despencar 6 posições em ranking de democracia