Mesmo podendo dormir até mais tarde, muitos maringaenses acordaram cedo nesta quinta-feira (3) para participar dos festejos de Corpus Christi, tradicional celebração católica que marca a solenidade do corpo e do sangue de Cristo. Um tapete, formado por 250 quadros, foi montado em frente à Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória.
O trabalho de decorar todos os quadros, feito por fieis de todas as idades, durou cerca de 5 horas. A voluntária Nadir Bariano, por exemplo, decorou o tapete com costuras, conforme mostrou o telejornal Paraná TV, da RPC TV Cultura. Muitas famílias faziam o trabalho juntas.
Os quadros traziam diversos símbolos da Igreja, como as imagens do Espírito Santo e do Menino Jesus.
Antes de decorar o tapete, os fieis receberam a benção arcebispo metropolitano Dom Anuar Battisti, por volta das 7h. Eles também rezaram e cantaram, preparando-se para o trabalho prestes a se iniciar.
Festejos da tarde
A festa teve continuidade à tarde. Às 15h, Dom Anuar Battisti celebrou missa na Catedral. Em seguida se iniciou a tradicional procissão, em que a imagem que simboliza Cristo é levada às ruas.
A Arquidiocese de Maringá esperava mais de 5 mil pessoas na Catedral, além de centenas de outros fieis nas demais paróquias da cidade. Dom Anuar explica que a festa é feita para recordar a primeira ceia celebrada por Jesus.