Desde a semana passada, os paranaenses tem se mobilizado para arrecadar donativos para as vítimas do terremoto no Haiti, ocorrido em 12 de janeiro e considerado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como a pior catástrofe natural da história. Em Maringá, o Batalhão da Polícia Militar já reuniu por volta de 2,5 toneladas de doações desde a última quinta-feira.
Em entrevista à rádio CBN Maringá, o tenente Régis Gonçalves, da Defesa Civil, informou que as doações também vem de outras partes da região Noroeste do Estado, como Umuarama, Paranavaí, Cianorte, Apucarana, entre outras cidades. "Temos uma expectativa muito positiva com relação a sensibilidade da população, que é colaborativa como já demonstraram na situação de emergência em Santa Catarina, quando Maringá foi um dos principais pontos de arrecadação do Estado".
Remessa
Nesta segunda-feira (25), a Defesa Civil do Paraná enviou a primeira remessa de donativos para as vítimas do terremoto ocorrido no Haiti. De acordo com a assessoria de comunicação do órgão, foram encaminhadas sete toneladas de alimentos arrecadados (principalmente leite, sucos, barras de cereais e bolachas) ao Rio de Janeiro. "Os donativos serão encaminhados para o depósito de suplementos do Exército Brasileiro e de lá serão enviados ao Haiti", explicou o chefe da Divisão da Coordenação Estadual da Defesa Civil, major Osni Bortolini.
Em todo o Estado, já foram arrecadadas 20 toneladas de alimentos. "As doações vieram de Curitiba e Região Metropolitana, Cascavel e Foz do Iguaçu. A previsão é de recebermos mais doações ao longo da semana. Enquanto houver necessidade lá no Haiti a campanha vai continuar e nosso trabalho também", afirmou o major à Agência Estadual de Notícias (AEN). As doações estão estocadas nos armazéns da Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar), em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.
Como doar
Os interessados em doar donativos para o Haiti podem entregar os produtos nos quartéis da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros (Defesa Civil) e Bombeiros Comunitários. Podem ser doados leite longa-vida, embalagem com 12 unidades; sucos de frutas prontos para consumo de 1 litro, embalagem com 12 unidades; e barras de cereais e bolachas em caixas lacradas. "Nós pedimos que a população já entregue os materiais em caixas com embalagens prontas",solicita Bortolini.
A campanha de arrecadação de doações foi lançada oficialmente na semana passada pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, com o apoio da Associação Paranaense de Supermercados e Organização das Cooperativas do Paraná. Mais informações sobre a campanha podem ser obtidas pelos telefones 41.3350.2733 / 3350.2610, ou pelo site: www.defesacivil.pr.gov.br
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião