Presos da cadeia de Mandaguari, cerca de 35 quilômetros de Maringá, vão produzir a decoração natalina que vai enfeitar a cidade a partir do final de novembro. Árvores, sinos e anjos terão como base material reciclado. Mais de 30 mil garrafas PET e painéis de madeira restaurados estão sendo usados para produzir enfeites, segundo reportagem exibida nesta segunda (14) pela RPC TV Maringá.
O projeto começou no ano passado, quando a decoração ficou restrita à delegacia. Em 2011, os enfeites vão estar por toda cidade. São mais de três meses de trabalho para produzir as peças que serão expostas no final do mês.
"Os presos se sentem valorizados. Serão, com certeza, devolvidos à sociedade, totalmente recuperados", explica o coordenador do projeto Cláudio de Faria, da policial civil de Mandaguari. Com o projeto, os presos reduzem à pena: para cada 30 dias de trabalho, são dez a menos na prisão. Além disso, eles aprenderam a soldar, pintar, entre outras atividades.
Márcio Gervásio, um dos presos envolvidos no projeto, espera ver a decoração nas ruas, após liberação da Justiça para cumprir parte da pena em liberdade. Ele pode ser liberado ainda antes do Natal. "[Espero] ver o trabalho que eu fiz, com a minha família, com a minha filha.", disse Gervársio à reportagem da RPC TV.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink