O café produzido em Mandaguari (a 36 quilômetros de Maringá) está entre os melhores do Estado. Dois produtores da cidade estão entre os vencedores do Concurso Café Qualidade Paraná 2011, cujo resultado foi divulgado nesta sexta-feira (4) em Apucarana.
Segundo a assessoria de comunicação do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar),Ademir Rosseto apresentou o melhor café do tipo natural e Olívia Fustinoni da Silva chegou em primeiro lugar na divisão para competidores com microlotes. Shige Sera, de Congonhinhas, venceu na categoria cereja descascado.
Cada um deles recebeu um cheque de R$ 2,5 mil e vai ter seu lote enviado para representar o Paraná no leilão do Concurso Nacional de Qualidade do Café, da Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic). Os lotes foram avaliados pelos quesitos doçura, acidez, corpo, sabor e balanço da bebida.
O concurso realizado pela Câmara Setorial do Café do Paraná, Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seab) e Ministério da Agricultura envolveu produtores das regiões de Apucarana, Campo Mourão, Cianorte, Cornélio Procópio, Ivaiporã, Londrina, Maringá, Santo Antonio da Platina e Toledo. Todas elas realizaram concursos locais e enviaram o lote campeão de cada categoria para competir no certame de âmbito estadual.