Obras devem começar o mais rápido possível
- RPC TV Cultura
Por determinação do pároco da Catedral de Maringá, padre Virgílio Cabral dos Santos, a escadaria e o mirante da Igreja Basílica Menor Nossa Senhora da Glória foram fechados para adequações estruturais. Durante a missa da Festa da Misericórdia Divina, realizada no domingo (11), ele explicou que a medida foi tomada para adequar a estrutura e dar maior segurança aos fiéis e turistas que visitam o local, considerado um dos mais famosos pontos turísticos do Paraná.
"Nós precisamos nos adequar a todas as normas de segurança exigidas pelo Corpo de Bombeiros. Quando estivermos com tudo certinho abriremos a visitação com toda segurança possível", explicou. O projeto para reforma ainda será elaborado e não há previsão de quando o mirante e as escadarias serão liberados.
Entre as adequações que precisam ser feitas está a elaboração de um projeto de prevenção de incêndios; instalação de grades nas janelas, placas indicativas e corrimãos; além do aumento do guarda-corpo de cada andar. "Os guarda-corpos de concreto são pequenos, com apenas um metro. Por isso vamos ter que colocar grades em cima desses guarda-corpos pra que elas fiquem com pelo menos um metro e meio de altura e não termos nenhum acidente".
Outro problema está na área onde estão os exaustores eólicos. Segundo o padre, as pessoas sobem em cima da estrutura de acrílico para escrever no teto. "Não adianta falar que elas não tomam atenção para aquilo que é dito. Se esse acrílico não resistir, uma pessoa cai de mais de 80 metros de altura. Para evitarmos a possibilidade de qualquer acidente, fechamos tudo até nós isolarmos os exaustores com grades de proteção".
Catedral
Monumento símbolo de Maringá, a Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória foi construída entre de julho de 1959 e maio de 1972. Inspirada nas espaçonaves e lançadores soviéticos Sputinik, a igreja surgiu do projeto do arquiteto José Augusto Balucci. Com 124 metros de altura (10 metros correspondem somente a cruz), É o décimo maior monumento em altura no mundo e o primeiro na América do Sul.
De forma cônica, possui um diâmetro externo de 50 m e uma nave circular, com diâmetro interno de 38 m. A pedra fundamental, um pedaço de mármore, retirado das escavações da Basílica de São Pedro e Bento pelo Papa Pio 12, foi lançada em 15 de agosto de 1958.