• Carregando...
Posto de saúde do Jardim Alvorada não vacina ninguém há uma semana | Dirceu Portugal/Gazeta do Povo
Posto de saúde do Jardim Alvorada não vacina ninguém há uma semana| Foto: Dirceu Portugal/Gazeta do Povo

A falta de estoque da vacina contra a Gripe A nos postos de Saúde de Campo Mourão (município a 90 quilômetros de Maringá) está deixando moradores sem ser imunizados há pelo menos uma semana. Na unidade de Saúde do Jardim Alvorada, segundo funcionários, o medicamento está em falta há pelo menos uma semana e somente deve voltar a ser aplicado na próxima segunda-feira.

"É a segunda vez que volto ao posto e os funcionários não sabem quando deve chegar à vacina", reclamou a dona de casa, Lurdes Aparecida, de 33 anos, que levou a filha de um ano e quatro meses para tomar a segunda dose do medicamento no posto de Saúde do Jardim Alvorada, mas teve de voltar para casa sem imunizar a filha. "Com esse atraso, espero que a primeira dose não perca a validade", diz Lurdes.

Para a secretária municipal de Saúde, Ana Lucia Cardoso, que não tinha conhecimento da falta do medicamento nos postos de Saúde, ocorreu uma falha de comunicação entre os funcionários. "Não estava sabendo dessa falta do medicamento, pois se soubesse teria entrado em contato com a Regional de Saúde", disse. Na Regional de Saúde quatro municípios ainda não buscaram o estoque para vacinar os moradores.

"Poderia ter requisitado essas vacinas para suprir a falta em Campo Mourão", argumentou Ana Lucia. Conforme ela, um novo estoque do medicamento para vacinar pessoas com idades entre 29 e 39 anos, deve chegar á Campo Mourão na manhã desta quinta-feira. "Parte dessas vacinas será usada para imunizar quem ainda não tomou a primeira ou a segunda dose".

Conforme o Ministério da Saúde somente as duas doses juntas garantem a imunização contra a gripe A. "O atraso de alguns dias na aplicação da segunda dose não compromete a eficácia da primeira dose", garantiu Ana Lucia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]